Campala:
O Paquistão está a utilizar indevidamente a plataforma do Movimento dos Não-Alinhados para propaganda falsa e maliciosa contra a Índia, disse um alto ministro indiano aos membros do NAM aqui.
Rajkumar Ranjan Singh, o Ministro de Estado (MoS) com dupla carga nos ministérios da educação e das relações exteriores, fez a observação ao discursar na 19ª Cimeira Ministerial do NAM na capital do Uganda.
O Uganda assumiu a presidência do NAM para o período de 2024-27.
“Embora o nosso foco seja a união para fortalecer o NAM colectivamente, fomos expostos ao uso indevido, infeliz, equivocado, previsível e flagrante desta augusta plataforma por parte do Paquistão, uma vez que propaga propaganda falsa e maliciosa contra o meu país”, disse Singh.
“Qualquer interferência nos assuntos internos da Índia é totalmente inaceitável e nós a rejeitamos completamente”, disse o ministro num discurso contundente.
Logo após a introdução bem sucedida da União Africana no G20 durante a Presidência da Índia, um país africano que lidera dois importantes organismos internacionais é um reflexo claro da força colectiva do continente, disse ele, referindo-se ao Uganda que agora lidera o G-77 e NOME.
“Este é claramente o momento de África”, disse Singh.
Como membro fundador, a Índia continua investida no NAM e espera que este Movimento dê voz às esperanças e aspirações dos jovens.
Referindo-se às observações do primeiro-ministro Narendra Modi de que “o mundo está interligado, bem como interdependente e vivemos na era do multilateralismo”, Singh disse que o NAM é um dos maiores fóruns multilaterais do mundo que mobiliza apoio para o Sul Global.
“É crucial que defendamos e alimentemos a tradição de independência do MNA, para que possamos definir a nossa própria agenda. Estamos felizes por ver o foco do Uganda em algumas das principais questões de importância para o Sul Global, especialmente aquelas relacionadas com a nossa agenda de desenvolvimento, o tráfico humano e o contrabando de drogas e as questões mais amplas de paz e segurança”, disse ele.